quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A pergunta que não calar: Qual é a política de segurança?


Comentários:

Fonte:

http://wanderbymedeiros.blogspot.com/2008/11/pm-do-rj-vive-sim-no-tempo-das-cavernas.html

Afinal, a mesma secretaria responsável pela "política" de inércia diante de uma PM sem jornada de trabalho respeitada, presa a regulamento disciplinar arcaico, sem o pagamento de horas extraordinárias de trabalho e com soldos inferiores ao mínimo (nacional e regional), parece muito ativa quando o tema é a retirada do poder de polícia de trânsito da mesma PM, a mantença de patamares salariais diferenciados para delegados de polícia, o culto à política do extermínio, o impedimento ao acesso de policiais militares a bancos de dados básicos (locus web, FAC, etc) e, é claro, à lavratura de termos circunstanciados, bem como a facilitação da cessão de policiais militares para a Polícia Civil.

Falo da mesma secretaria que parece não se importar muito com a jogatina, com o crescimento dos crimes de rua, com as mortes, lesões e insegurança - principalmente, de pedestres - derivadas do trânsito caótico que domina o cenário em que atua a Polícia Militar do RJ e com a necessidade de se conferir investimentos e independência à Perícia Criminal (por incrível que pareça, ainda atrelada a delegados).

Falo da mesma secretaria que parece lutar com unhas e dentes para o incremento de poder (inclusive no que toca ao controle de "tropas" e de material bélico) de delegados de polícia, que camufla índices estatísticos e que oculta desavergonhadamente as taxas de elucidação de delitos dos mesmos delegados.

O preço cobrado pela cada vez mais notória irresponsabilidade e incompetência da gestão atual da pasta de segurança pública do RJ é muito alto. Sua valoração pode (e deve) ser feita em vidas humanas ceifadas (homens, mulheres e crianças), fruto de ações policiais com foco equivocado e da ação recorrente de marginais, em ambos os casos, protegidos pelo manto da impunidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Queria sua opinião e um paralelo do que aconteceu na América do Norte. Lá, na cidade de Victoriaville, um cidadão recebeu uma menção honrosa da polícia.

http://www.lanouvelle.net/article-261852-Arrestation-dun-voleur-la-SQ-honore-un-citoyen.html

Eu faço uma tradução-resumo:

O cidadão chegava em casa às 10:45 de domingo e viu um sujeito saindo do seu quintal. Quando viu a bagunça na casa, correu atrás do bandido, tirou ele do carro e ficou segurando o ladrão até a polícia chegar. O cidadão, um esquentado confesso, ficou surpreso com a própria calma e serenidade. O sargento Coté, de uma das 4 viaturas que atendeu ao chamado, exclamou: "É raro ver um cidadão se dedicar desse jeito e agir dentro das regras da arte."
Já o capitão Ouellette opinou "Frequentemente, as pessoas procuram fazer justiça com as próprias mãos e usam força excessiva. É uma honra condecorar quem agiu em respeito ao código criminal, que autoriza os cidadãos a efetuarem prisões."

abraço.