sábado, 8 de novembro de 2008

Policiais e ONGs de 10 países se reunirão no Chile




Gabriel Conte 07/11/2008.

Policiais, representantes de governos e de organizações da sociedade civil oriundo de 10 países da América Latina estarão reunidos, nos dias 13 e 14 de novembro, em Santiago do Chile, para trocar informações sobre a realidade da segurança pública na região.

O encontro acontecerá durante a 1ª Conferência Regional da Rede Latino-americana de Policiais e Sociedade Civil, organizada pela ONG Viva Rio e a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais, em parceria com a Policía de Investigaciones, com o apoio do Open Society Institute.

A Rede é um projeto coordenado pelo Viva Rio, que tem como sócios representantes de 31 corporações policiais e 12 organizações da sociedade civil da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Peru e Venezuela.

Seus objetivos são facilitar o diálogo entre os agentes do sistema de segurança pública e a sociedade civil organizada; promover o intercâmbio de experiências e compartilhar conhecimentos, tanto no nível prático como na área de pesquisa acadêmica.

Policiais e sociedade civil juntos

Haydée Caruso, coordenadora da Rede, explica que o objetivo é construir pontes e canais de diálogo entre pesquisadores, organizações da sociedade civil e policiais comprometidos com iniciativas de reforma ou desenvolvimento institucional de suas corporações.

A missão, portanto, é identificar, qualificar e apoiar lideranças policiais cujas trajetórias profissionais incluam experiências ligadas à formulação, gestão e execução de projetos, consolidando, assim, um fórum permanente de intercâmbio entre policiais latino-americanos e membros da sociedade civil.

A primeira Conferência Internacional da Rede de Policiais e Sociedade Civil contará com a participação de especialistas na área da segurança pública. Entre eles estão o ex-ministro do Interior do Peru, Gino Costa; Felipe Harboe, subsecretário de Interior do Chile; Lucía Dammert, coordenadora do Programa Segurança e Cidadania da FLACSO Chile; Arturo Herrera Verdugo, diretor-geral da Polícia de Investigações do Chile; Jacqueline Muniz, coordenadora acadêmica da Rede e professora da Universidade Candido Mendes, além de Haydée Caruso.

Os temas

A Conferência será norteada por um tema central que versa sobre os desafios na relação Polícia – Sociedade para a reforma policial na América Latina. Mais especificamente, serão abordados três assuntos onde o processo de colaboração entre policia e sociedade pode ser particularmente frutífera: “Treinamento para qualificar a tomada de decisões dos agentes policiais”; “Mecanismos de participação social no controle das polícias” e "Prevenção do crime: limites e alcances das abordagens situacional e social”.

Também serão realizadas mesas de intercâmbio em que os membros irão compartilhar suas impressões sobre o trabalho da Rede assim como idéias para os próximos anos. Serão apresentados os resultados das atividades que a Rede vem realizando: viagem de estudos para policiais, seminários e cursos em nível regional e nacional e debates temáticos online.

A Rede na web

A Rede Latino-americana de Policiais e Sociedade Civil possui um blog permanentemente atualizado e que faz parte do Portal Comunidade Segura.

Neste blog, policiais, membros de ONGs, acadêmicos, representantes de governos e de instituições do sistema judiciário podem ter acesso a diversos documentos produzidos pelos próprios membros da Rede sobre temas como: a reforma policial; o planejamento, gestão e avaliação do trabalho policial; os mecanismos de controle interno; a participação e o controle social; e a atuação policial junto ao público jovem.

O blog também dá acesso ao boletim informativo InterCÂMBIO e as páginas do chat e fóruns virtuais, onde são debatidos assuntos cruciais para a melhoria da segurança pública na América Latina.

Saiba mais:

Dossiê da Rede Latino-americana de Policiais e Sociedade Civil

Fonte: http://www.comunidadesegura.org/?q=pt/MATERIA-policiais-e-ONGs-de-10-paises-se-reunirao-no-Chile

Nenhum comentário: