sábado, 27 de junho de 2009

Rio de Paz - Carta ao Secretário de Segurança



Caro senhor secretário de segurança do Estado do Rio de Janeiro José Mariano Beltrame, Durante todo o seu mandato à frente da Seseg, o movimento social que presido tem sistematicamente se dirigido às ruas a fim de denunciar as mortes violentas no nosso estado. Houve momentos que criticamos o governo do Rio de Janeiro por não tomar medidas que no nosso modo de ver salvariam vidas. Não o fizemos por motivo político-partidário.

Creio que devemos a nossa sobrevivência ao caráter absolutamente humanitário e amador do nosso trabalho. Falamos o que falamos com as estatísticas do ISP nas mãos, sob a supervisão de alguns dos mais bem preparados especialistas em segurança pública do nosso país e a partir do contato com a dor dos parentes das vítimas.

Hoje, no entanto, sinto-me na obrigação de parabenizá-lo pelas decisões tomadas no últimos dias, que atendem a inegociáveis expectativas do Rio de Paz e dos milhares que conosco se relacionam.

Falo da decisão de harmonizar o trabalho das nossas polícias, de dar prosseguimento à informatização das delegacias, de construir mais casas de custódia e estabelecer metas para a diminuição dos homicídios dolosos. Vejo um horizonte de conjugação de esforços entre polícia civil e militar, de mais transparência e rapidez na apresentação das estatísticas do ISP, de condições dignas de vida para aqueles que se encontram sob a custódia do estado e de uma objetividade que poderá fazer com que o trabalho de cada batalhão e delegacia seja avaliado tal como qualquer empresa avalia o rendimento dos seus departamentos e funcionários.

Gostaria que soubesse que sempre estive certo da natureza espinhosa do seu trabalho e da integridade do seu caráter. Sou até hoje grato pela longa conversa que tivemos no seu gabinete, na qual o senhor revelou uma transparência rara de se encontrar em homem público.

Atenciosamente,

Antonio Carlos Costa
Presidente do Rio de Paz

Nenhum comentário: