quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O Enigma do Iceberg



Rebatendo as críticas de que a atual política de segurança não estaria surtindo resultados, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, disse:

- O que não podemos é ficar parados. Podem dizer que estamos enxugando gelo, mas se não enxugarmos o gelo o Rio de Janeiro vai virar um grande iceberg. Então, nossa obrigação é combater essa tirania com inteligência funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana para antecipar ações dos traficantes - disse o secretário.

Comentário: Até onde sei, a expressão metafórica “enxugar gelo” é comumente utilizada para indicar políticas, programas, atividades, ações etc, que não funcionam ou que funcionam tão somente como medidas paliativas sem qualquer eficiência ou eficácia. Ora, enxuga-se então o gelo, numa tentativa em vão, para evitar o seu derretimento que no sentido figurado significaria o caos. Quando o nosso secretário diz que “se não enxugarmos o gelo o Rio de Janeiro vai virar um grande iceberg” o mesmo comete um grave equívoco, pois se não o enxugarmos ele simplesmente derreterá. Por outro lado, a expressão iceberg pode denotar também um enorme bloco ou massa de gelo que se desprende das geleiras existentes nos calotas polares, originárias da era glacial, há mais de cinco mil anos. De cada iceberg, apenas cerca de 10% da sua massa emerge a superfície. Os demais cerca de 90% permanecem submersos, donde o enorme perigo que conferem especialmente à navegação. Em se tratando de dimensões lineares (mais especificamente, notadamente, a altura) tem-se que, em média, aproximadamente 1/7 do iceberg aflora, emerso, à superfície, enquanto os demais 6/7 constituem a porção oculta, o lastro submerso da massa polar flutuante. Nesse caso o esforço de enxugar o gelo se confunde com a idéia de evitar o seu próprio derretimento. A figura do iceberg funciona então como sendo a antítese do gelo derretido, ou seja, a expressão maior do caos. Será que o nosso secretário quis dizer que se o governo não adotasse a política do “enxugar gelo” (conjunto de medidas paliativas, sem qualquer eficiência ou eficácia), diminuiria a parcela oculta das mazelas que, no âmbito da segurança pública, se encontram totalmente submersas e afetam a vida da população fluminense? Será um ato falho?

Um comentário:

Wanderby disse...

A inteligência não parece ser algo farto em relação ao delegado de segunda classe José Beltrame.