terça-feira, 7 de outubro de 2008

Prisão de Oficial de Polícia: Tristeza e Indignação.


Pela primeira vez, um oficial da PM é preso, por escrever na Blogosfera da Segurança Pública (Extraído na íntegra do Blog http://www.gustavodealmeida.blogspot.com/).

Alguém pode ser preso por 12 dias apenas por ter expressado uma opinião - sem cometer crime de calúnia ou difamação da honra - em um site não-oficial na Internet?

Se você disse "não" é porque não conhece a PM do Rio de Janeiro e, tal como eu, também não conhece o Major Roberto Cavalcante Vianna.

Vianna vai pegar 12 dias de cadeia.

O "crime" dele foi postar um comentário em um blog. No caso, o do Major Wanderby Braga de Medeiros.

Digitei o nome de Vianna no blog e consegui o tal texto em que ele comete uma transgressão disciplinar GRAVE, segundo a corregedoria da PM.

Meu sonho de cidadão é um dia todos os policiais, bem pagos e respeitados, cometerem uma vez por semana transgressões graves como a que cometeu Vianna.

A transgressão foi demonstrar solidariedade com seu companheiro de armas, companheirismo, amizade, fibra, honra, decência e assumir como homem o que escreveu, assinando embaixo.

Não conheço o Major Vianna, e nem sei se ele já ouviu falar de mim. Mas sua atitude é digna de aplausos.

Pois a PM o prendeu.

Por 12 dias.

Se fosse eu um militar, prestaria a minha continência ao Major de Polícia Militar Roberto Cavalcante Vianna. Mas não tenho a envergadura necessária para prestar uma continência - peço que quem tenha, o faça.

Abaixo, o texto escrito por Vianna, que fui recuperar no blog do Major Wanderby:

https://www.blogger.com/comment.g?blogID=30939667&postID=6085040819740237307

Roberto Vianna disse:

Caro Wanderby,

Gostaria de apoiá-lo neste momento cruel e de gosto duvidoso.

Você sempre amou mais esta corporação do que eu jamais amaria (e me considero alguém que gosta da Polícia).

Não é justo você ser denunciado enquanto medalhas continuam a serem compradas, festas consomem valores maiores que reformas, oficiais superiores continuam administrando empresas de segurança (que estão em nome de suas esposas).

A quem serve o Comando Geral de quaisquer instituições?

Quando alguém assume tal nobre função, não o faria para zelar por todos nós?

Zelar por todos nós não incluiria combater a corrupção em todos os seus segmentos?

Para que alguém quer ser Comandante Geral?

Eu quero ser porque sei que estudei, estudo e continuo estudando para conhecer de segurança pública e poder desenvolver idéias que melhore a minha instituição e o serviço prestado a comunidade.

Existiria outro motivo viável para ser Comandante Geral?

Se existir outro que alguém me fale.

Caro Wanderby,

Sei que tenho trabalhado muito (sempre em prol da melhoria da sociedade), estudado muito e me dedicado muito à família. Sobra pouco tempo para visitar e conversar com os amigos.

Gostaria que soubesse que sempre leio seu blog e faço questão de indicá-lo para todos com que eu tenho contato.

Muitos alunos me retornam agradecendo a dica, declarando que sempre aprendem um pouco com você. Isso me deixa orgulhoso de pertencer a sua turma de CFO.

Continue firme na sua caminhada. Não esmoreça. A sua arma mais forte é a sua determinação.

Abraços daquele que te admira muito e que aprendeu muito contigo.

Roberto Vianna.

SEM COMENTÁRIOS

Nenhum comentário: