sábado, 18 de outubro de 2008

SP: Polícia Civil x Polícia Militar






ESTADÃO, 18 de outubro de 2008.

Policiais rejeitam Boletins de Ocorrência (BO) de PMs

CLAUDIO DIAS, MARCELO GODOY, PAULO REIS ARUCA E SANDRO VILLAR

Policiais civis da capital e do interior se recusaram ontem a registrar boletins de ocorrência encaminhados às delegacias por policiais militares. Em Dracena, no oeste paulista, os civis rejeitam BO desde anteontem, data do confronto no Morumbi.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberto Antônio Diniz, encaminhou uma mensagem com pedido de calma, serenidade e até paciência aos chefes dos oito Comandos de Policiamento do Interior (CPI) e das duas unidades da capital, que juntos somam 135 mil PMs.

A relação está tensa entre as corporações e há relato de provocações e hostilidade.

Em Dracena, os policiais civis estão revoltados com o conflito ocorrido na capital. "Não vamos receber nenhuma ocorrência apresentada pelos PMs, a não ser que o caso seja grave", disse o policial Milton Matos, chefe dos 11 investigadores da Delegacia de Investigações Gerais (DIG). Matos disse que a represália da PM foi muito violenta. "Não precisava disso tudo. Todos têm o mesmo patrão. Estamos revoltados com a PM."

Em Jales, no noroeste paulista, os civis protestaram em desfile de viaturas pelas ruas centrais. Segundo representantes do comando de greve, participaram da manifestação cerca de 200 policiais, com a utilização de 50 veículos oficiais. O objetivo da manifestação, de acordo com grevistas, foi prestar solidariedade aos policiais que se deslocaram até a capital. "Muitos deles foram agredidos. Não queríamos enfrentamento, mas a retomada pacífica das negociações", disse um grevista.

Em outras cidades do interior, como Marília e Presidente Prudente, o clima também era tenso ontem. "O atendimento está bem limitado. A animosidade e o constrangimento aumentaram", afirmou o investigador identificado apenas como Paulo, da Delegacia Seccional de Marília. André, chefe dos investigadores da DIG de Marília, afirmou que os policiais civis da região estão indignados. "E quem não estaria?"

Poucos falam abertamente sobre o clima nervoso entre as polícias por temer represálias. "Acabou a amizade. Se eles (PMs) não chegarem com a ocorrência redondinha aqui vão se dar mal", avisou um investigador de Araraquara. Ontem, ao registrar um BO, um soldado foi impedido de se sentar no DP. Os civis também ameaçam os PMs, caso um preso denuncie tortura. "Se depender de mim, peço exame de corpo de delito e prendo o PM em flagrante", disse um civil. "Vamos ter de dar banho no preso porque se chegar sujo é capaz de sobrar para a gente", disse um PM.

O clima tenso entre as polícias levou a provocações em São Paulo. Na frente da sede do Departamento de Homicídios, na Rua Brigadeiro Tobias, no centro, policiais do 2º Batalhão de Choque discutiram com delegados. "Seus coxinhas, traidores", disse um policial civil, incomodado com olhares dos PMs. Em resposta, um dos militares exibiu sua arma aos civis. Em seguida, os PMs arrancaram com as viaturas.

A medida do Comando-Geral da PM visaria a minimizar o reflexo do confronto. A Assessoria de Imprensa da PM disse desconhecer a tal mensagem. O Estado ouviu oficiais da PM de várias cidades do interior de São Paulo que confirmaram o recebimento da carta. "É mais uma medida para tranqüilizar o pessoal. O comandante só pediu serenidade e muita paciência nos próximos dias", disse um oficial da PM.

FONTE: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20081018/not_imp262122,0.php


IMAGENS (Folha de São Paulo)

Policiais civis em greve entram em confronto com policiais militares durante manifestação perto do Palácio dos Bandeirantes


Imagem nº 1:Moacyr Lopes Junior / Folha Imagem

Imagem nº 2:Raimundo Pacco / Folha Imagem

Imagem nº 3:Diego Padgurschi / Folha Imagem

Imagem nº 4:Mastrangelo Reino / Folha Imagem

Imagem nº 5:Alex Almeida / Folha Imagem


Comentários:

A Polícia Militar de São Paulo agiu corretamente atuando com técnica na missão constitucional de preservar a ordem pública.

Por outro lado, a ação da Polícia Civil foi no mínimo desastrosa, basicamente por dois motivos:

1º Motivo: ao contrário do movimento carioca (que também luta por melhores condições de trabalho e melhor remuneração para os policiais), que ainda é conduzido por alguns oficiais e praças da Polícia Militar, onde não houve greve nem tampouco qualquer tipo de paralisação dos serviços prestados à população e nem tampouco causou transtorno à sociedade, o movimento da Polícia Civil de São Paulo paralisou a prestação dos serviços policiais e certamente está causando, direta ou indiretamente, algum transtorno à população, principalmente ao usuário do sistema.

Cabe lembrar que, há pouco tempo, a Polícia Federal, quando em situação de greve ou estado de greve, também causou inúmeros prejuízos e desconfortos à população brasileira e estrangeira: Deixou de emitir passaportes e paralisou os aeroportos do país;

2º Motivo: ao contrário do movimento carioca, que continua disciplinado e ordeiro, e que em nenhum momento contou com a presença de policiais armados se manifestando contra o governo nas ruas da cidade, em São Paulo verifica-se situação oposta com policiais civis armados nas ruas se manifestando contra o governo.

Portanto, a pergunta que não quer calar:

Quem são os verdadeiros insubordinados? Quem são os verdadeiros sindicalistas? Os policiais militares do Rio que, insatisfeitos com as péssimas condições de trabalho, se manifestaram e se manifestam pacificamente ou os policiais federais e os policiais civis de São Paulo?

Também não entendi o que o policial civil de São Paulo quis dizer com: "Acabou a amizade. Se eles (PMs) não chegarem com a ocorrência redondinha aqui vão se dar mal", avisou um investigador de Araraquara.

Ué, a ocorrência não deveria chegar "redondinha". O que o investigador quis dizer com isso? Será que a partir de agora outras técnica orientadas para a produção da verdade ganharão forma e cor e nortearão o relacionamento entre a Polícia Civil e a PM de São Paulo? Será que reside nesse mesmo princípio moral da "amizade" o fato dos rico$ receberem tratamento diferenciado nas delegacias em relação aos pobres (a exemplo do que já existe no que se refere ao benefício ou tratamento diferenciado dado através do instituto da prisão especial).

Quem sabe com essa atitude dos policiais civis os desvios de conduta, a corrupção policial e até mesmo a incidência criminal possa ser melhor controlada. Só resta saber, quem vai controlar a Polícia Civil?

Com diz o ditado popular: "Quem não deve, não teme".

9 comentários:

Anônimo disse...

...e a população óóóóó!!!!!...sobra sempre para quem paga os salários deles, ou seja, A SOCIEDADE!!!!

Unknown disse...

QUE VERGONHA !!! IRMÃO BRIGANDO COM IRMÃO!!! PAREM JÁ COM ISSO...NÓS COMO SOCIEDADE, EXIGIMOS SIM, UMA POLÍTICA DE SEGURAÇA PÚBLICA SÉRIA, QUE RECONHEÇA OS POLICIAIS DE FORMA MAIS DIGNA E HUMANA COM SALÁRIOS JUSTOS , MAS É INACEITAVEL QUE UM FATO DESAGRADAVEL COMO ESTE DENIGRA A IMAGEM DE TODOS POLICIAIS BRASILEIROS AQUI E NO EXTERIOR... POLICIAIS DE SP. PAREM... PRECISAMOS DE VOCES... MANIFESTEM SIM, MAS DE FORMA ORDEIRA E PACATA, DESTA FORMA, CONSEGUIRÃO O APOIO DE NÓS, O POVO...

Anônimo disse...

Estou envergonhado por ser policial militar. Nunca imaginei que pudéssemos descer tão baixo a ponto de abanar o rabinho para nosso verdadeiro inimigo que é esse governo Serra que odeia e despreza o policial, independenetemente de ser ele civil ou militar.

O "movimento" do RJ pode ser muito bonitinho, cheirosinho, ordeiro e tudo mais, só que NÃO COLHERAM NADA e o Sérgio Cabral continua debochando e rindo da cara deles. Parabéns. Vai ver que é isso que nossa população quer mesmo: policiais protestando bonitinhos, sem que ninguém lhes dê ouvido apesar de sua situação famélica.

Depois vão cobrar ações dignas do robocop de alguém que é pago como um catador de papel. Muito sensato. Pimenta nos olhos dos outros não arde. Povo hipócrita, governo imundo.

Hoje sinto vergonha por ser policial militar, membro de uma instituição que atira no próprio pé ao balançar o rabinho para o governador Homer Simpson e suas cagadas. VERGONHA NACIONAL !

Anônimo disse...

puliça militar,

Que vergonha!!!

Querem fazer termo circunstânciado, investigar, multar trânsito, etc...

Menos o que a Constituição mandar fazer que é o policiamento ostensivo..

Bando de recalcados...

Querem virar Delegado na marra, babando ovo de governador, promotor e juiz...

Patéticos...

E a trapalhada que fizeram junto com um promotorzinho trapalhão, matando a menina Eloá...

Despreperados e corruptos...


Aqui no Rio não se criam não..

Foram fazer graça o Delegado da baixada prendeu logo 70 de uma vez...

Ficaram "pianinho"..

Só não prendeu o "cu mandante" por que ficou com pena....

Aqui no Rio estes baba-ovos não mandam nada!!!!

Anônimo disse...

A PM tem que meter a porrada nesses charles mesmos,para que eles querem aumento,todas as ocorrências que nós levamos à delegacia eles só as fazem se verem que têem a possibilidade de arrumar alguma coisa,até mesmo em um atropelamento,por exemplo.VALEU GUERREIROS DO SANGUE AZUL.

Anônimo disse...

BAIXOS SALÁRIOS GERAM BAIXA AUTO-ESTIMA.


O valor da auto-estima

A auto-estima, juntamente com o amor-próprio, é a base para o ser humano. É a cura para todas as dificuldades e sofrimentos. E mais, é a cura para todas as doenças de origem emocional e relações destrutivas.

Perde-se a auto-estima quando se passa por muitas decepções, frustrações, em situações de perda, ou quando não se é reconhecido por nada que faz. Quando a auto-estima está baixa a pessoa se sente inadequada, insegura, com dúvidas, incerta do que realmente é, com um sentimento vago de não ser capaz.

Vale lembrar que esse processo acontece inconscientemente. A pessoa não tem consciência do por que está agindo assim, apenas sente o sofrimento que pode se expressar em forma de angústia, dor no peito, choro, pesadelos, vazio, agressividade, depressão, punição, doenças. Culpam os outros pelos próprios erros, encaram todas as críticas como ataques pessoais etc.

A auto-estima influencia tudo que fazemos, pois é o resultado de tudo que acreditamos ser.
A BAIXA AUTO-ESTIMA É O MAIOR PROBLEMA DO POLICIAL MILITAR DO RIO DE JANEIRO!

Anônimo disse...

A manutenção do atual sistema remuneratório serve apenas para estimular os jovens a utilizar a profissão como primeiro emprego, para financiar curso superior ou preparação para concursos de carreiras jurídicas, ou seja, gera desestímulo para a permanência na profissão.

A manutenção do sistema condena o Estado a tolerar o exercício de segunda atividade pelos policiais, como instrumento de complementação de renda, fragilizando as Forças de Segurança, tornando-as vulneráveis ao poderio e articulação do Crime Organizado, com reflexos imediatos no aumento da criminalidade.

Para que isto não ocorra, será necessário elevar o salário do Soldado para pelo menos R$ 3.000,00 (três mil reais).
A luta é pela dignidade dos Profissionais de Segurança Pública. E dignidade significa salário justo!

Governo do Estado tem que pagar salários que possibilitem dedicação exclusiva, disponibilidade de tempo para treinamento adequado e valorização compatível com os riscos inerentes à complexidade do trabalho policial.

Anônimo disse...

Piso Salarial Único

Cadê o Piso Salarial Nacional das Polícias Militares?

É impossível fazer Segurança Pública sem ter um salário digno.

Anônimo disse...

NA PMERDA CARIOCA SÓ TEM LADRÃO

POR QUE ESTA BOSTA CHAMADA PULISSA "MILITAR" NÃO ACABA SIMPLESMENTE?

CHEGA DE ATURAR ESTES LADRÕES!!!